Combate a cárie

Cárie é uma doença dental causada por bactérias (principalmente por Streptococcus Mutans) que afeta a estrutura do dente, causando a sua destruição. A prevalência acima de tudo afeta crianças e adultos jovens, mas pode realmente afetar qualquer idade, impactando na qualidade de vida.
Pode ser causada por vários fatores, todos eles modificáveis com exceção do gene de suscetibilidade (existem pessoas que são mais provável do que outro de cárie).

Outras causas modificáveis tem a ver com os açúcares da dieta. Se forem mantidos em boca por longos períodos de tempo é mais provável fermentar pela ação de bactérias e causar cáries.

Isso é que é muito importante:

  1. No caso de crianças: evitar que eles dormem com a garrafa.
  2. Não adoçar a chupeta em mel ou açúcar.
  3. Evite o uso de açúcar branco ou marrom. Substituir adoçantes naturais são preferíveis: xilitol, sorbitol, stevia ou artificiais como a sacarina ou aspartame entre outros.
  4. Evite alimentos que furam os dentes como borracha de goma, jujubas e doces macios.

É muito importante para manter a boa higiene dental. Recomenda-se escovação após o consumo de alimentos, especialmente se eles contêm algum componente do açúcar.
Crianças não devem usar pastas de 2 anos de idade. Até que idade é suficiente usar uma escova de dentes adaptados à sua autonomia (punho ergonómico e cabeça pequena). Se a técnica usada pelo Infante não é correta é melhor esse adulto para escovar. A partir dos 6 anos devem fazer com base em flúor boca lavagens.

Sempre que possível, é conveniente usar fio dental para remover a placa bacteriana entre os dentes. O uso de um fio dentário eléctrico é recomendado para adultos que sofrem de doença periodontal, para fazer a higiene mais eficazmente.

Tratamento de cárie baseia-se:

  1. Fluoretos tópicos para uso profissional: o dentista aplica essa técnica em crianças pequenas.
  2. Resinas e selos: selagem de fossas e fissuras do dente afetado. É o método mais eficaz.

Lembre-se que o melhor tratamento é a prevenção. Visite seu dentista pelo menos uma vez a cada 6 meses.

Artículos Recomendados

Escrito por

Yesfarma

Nossa equipe de especialistas em diferentes áreas da saúde oferece-lhe todo o seu conhecimento com maior rigor e profissionalismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

® 2016 Yesfarma.com