Leite com ômega-3, cálcio, probióticos…

Com os avanços científicos saúde áreas têm outros conceitos mais específicos e ao mesmo tempo o surgimento de novos produtos alimentares faz com que os conceitos de nutrição tinha até agora se adaptar a estas mudanças.
Em particular, para o bom estado de saúde, estaríamos a falar sobre o conceito “nutrição adequada”, que é conseguida através do consumo de uma variedade de alimentos. Com eles nós cobrir as necessidades básicas de nutrientes: carboidratos, lipídios e proteínas, bem como vitaminas e minerais.

Com o surgimento de produtos ricos, adaptados ou fortificados, tem sido decantado conceito nutricional é pelo de “nutrição ideal”. Não só com a ingestão de alimentos as exigências nutricionais são cobertas, mas que os mesmos alimentos que formam parte do nosso dia a dia nos trazem um benefício adicional, principalmente a evitar alguns tipos de doenças.

Este tipo de alimentos são chamados alimentos funcionais. Embora não haja nenhuma definição única para eles de acordo com Abel fonte marinho, Professor de Ciências de nutrição e alimentos da faculdade de farmácia da Universidade de Barcelona, “é o que define esta comida como isso, bem como fornecendo o que normalmente deve trazer um alimento, sob a forma de valor nutricional, tem um efeito que vai além da nutrição estrita.” Geralmente é um efeito preventivo ou protetora, embora para ser mais rigoroso, devemos fazer o que é um efeito de diminuição do risco de determinadas doenças”.

Alimentos funcionais devem fazer parte de nossa dieta e seu consumo deve ser o de sempre, em suas quantidades ingeridas normalmente.

Há uma longa lista de alimentos funcionais. Nós poderíamos ser observados:

Probióticos: iogurtes e leites fermentados contêm bactérias benéficas que se engolido dar o benefício de melhorar o pH intestinal proporcionando equilíbrio ácido-base do intestino e ajudando a eliminação de resíduos cancerígena. Ao mesmo tempo, envolvido em reações imunes, facilitar o esvaziamento gastro-intestinais, melhora a digestão (especialmente a de lactose).

Prebióticos: FOS (fructo-oligosaccharides), é um tipo de fibra que é em vegetais (frutas e legumes), para ser consumido como parte da comida probiotic intestinal, facilitando a colonização de cepas benéficas (Lactobacillus Bifidobacterium) e a eliminação de cepas patogênicas.

Alimentos enriquecidos: alimentos encontraram naturalmente algum tipo de substância é adicionado, removido alguns nutrientes, ou removido de um componente natural para adicionar algum outro externamente. Também chamados alimentos fortificados englobam um grande grupo de alimentos que copan hipermercados, supermercados e mercearias. Não existe consenso na rotulagem ou há um decreto que regula este tipo de alimento para o consumo. As propriedades destes alimentos são sempre benéficas, nunca terapêutico porque nenhuma doença não pode ser tratada com este tipo de alimento.
Referimo-na enriquecido com leite de ômega 3, lactose leites, leite enriquecido com cálcio, cereais integrais, enriquecidos com vitaminas e minerais, margarina enriquecida com ômega 3, iogurtes enriquecidos com fitoesteróis… e um longo etc excede a soma total desses nutrientes às vezes fortificadas de alimentos essenciais para uma nutrição precisa e torna-se um problema de saúde, que é uma boa análise e conhecimento deles é recomendado para inseri-lo no dia a dia.

Fibra dietética: solúvel e insolúvel fornecem benefícios para evitar doenças tais como: diferentes tipos de câncer e doença cardíaca coronária.

Azeite de oliva: é rica em ácido oleico, um tipo de ácido graxo que traz propriedades benéficas para o sistema cardiovascular.

Lembre-se que alimentos funcionais devem ser parte de uma dieta equilibrada em um estilo de vida saudável, como em isolamento, estes alimentos não fornecem nenhum benefício descrito.

Mais informações podem ser encontradas em: Revista Española de Salud Pública.

Artículos Recomendados

Escrito por

Yesfarma

Nossa equipe de especialistas em diferentes áreas da saúde oferece-lhe todo o seu conhecimento com maior rigor e profissionalismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

® 2018 Yesfarma.com